Big datas, data analytics, robôs autônomos, simulações, integrações de sistemas, internet das coisas, cibersegurança, Computação em Nuvem, Manufatura Aditiva, Realidade Aumentada, termos utilizados e definem os 9 pilares tecnológicos que sustentam a Indústria 4.0.
Quem acompanha a história da gestão da qualidade sabe que foi longa a trajetória percorrida para transitarmos de uma abordagem corretiva da Qualidade, com a inspeção e segregação dos defeitos, até a gestão da Qualidade estratégica nas necessidades do mercado e dos clientes. Agora, com a indústria 4.0, é previsto um sistema de gestão da qualidade preditivo, ou seja, a prevenção de possíveis falhas futuras antes que ocorram, isso sendo possível através de big data, a integração de sistemas, a internet das coisas e a nuvem, dentre outras, estão nos levando a um volume de dados nunca antes presenciado. O nosso desafio técnico será transformar esses dados em informações uteis para o controle da qualidade e SGQ.
Dentro desse cenário separamos alguns tópicos importantes
1- COLETA E PROCESSAMENTO DE DADOS
Em uma indústria 4.0 suas operações são atualizadas através de plataformas de Supply Chain e de Quality Management e para que a gestão da qualidade seja eficiente é preciso lidar com um grande volume de dados disponíveis em tempo real e simultâneos. Essas informações devem ser utilizadas para permitir uma tomada de decisão rápida, gerando qualidade e melhorando todos os processos da empresa.
2-OTIMIZAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO
A instalação de sensores e outros elementos da inteligência artificial, possibilita a captação de dados necessários sobre a quantidade de itens produzidos, informações sobre reposição de matéria-prima e o volume de mercadorias, por exemplo. Esses fatores torna a tomada de decisão muito mais eficaz, pois com todos esses dados fica muito mais fácil planejar e colocar em pratica estratégias eficientes.
3-DIMINUIÇÃO DE CUSTOS E RETRABALHOS
A partir de um Sistema de Gestão muito mais preditivo, viabilizado por toda estrutura tecnológica da indústria 4.0, certamente haverá uma diminuição de problemas no decorrer dos processos. Consequentemente, haverá maior controle das perdas e quedas nos custos de produção.
A partir dos tópicos apresentados podemos perceber que essa realidade exige novas demandas de conhecimento, pois as atividades manuais e repetitivas já estão sendo substituídas pela automatização, e agora tendendo a aumentar.
Para manter uma Gestão da Qualidade no cenário da Industria 4.0 esforços serão exigidos, principalmente em relação a qualificação técnica e tecnológica.
Investir em métodos que auxiliem a melhorar os resultados, diminuir o tempo de tomadas de decisão, resolver problemas o quanto antes é a melhor forma de prosperar nessa nova era. Um software de gestão (ERP), por exemplo, é uma obrigação para qualquer empresa que deseja estar à frente nesse novo cenário.
Enfim, a Gestão da Qualidade na indústria 4.0 pode promover ótimos resultados para as empresas. Através do comprometimento e participação ativa dos profissionais envolvidos para que ocorra um bom planejamento para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos. Aumentar a satisfação dos clientes, redução dos custos operacionais, e confiabilidade do processo é um excelente objetivo nessa nova etapa industrial.
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