Um dos principais desafios dos Gestores das áreas de Segurança do Trabalho, Qualidade e Meio Ambiente é implementar medidas preventivas dentro do universo industrial com o foco na eliminação de acidentes, preservação da integridade física das pessoas, danos materiais, impactos ambientais e ainda garantindo a qualidade do produto final e satisfação dos clientes.
Para que todos esses esforços sejam eficazes é imprescindível o comprometimento da alta direção nas ações trazendo a equipe para dentro do sistema de forma a envolver todas as partes nos objetivos e metas da empresa.
Nesse contexto, o gestor de QSMS tem a missão de planejar as ações junto aos times de diversas áreas e níveis, executar o plano, checar e aplicar correções, utilizando metodologias de melhorias e ferramentas, tal como o conhecido PDCA.
Essa tarefa demanda um nível de controle que pode ser complexo dependendo do tamanho do time e unidades que o gestor é responsável, com isso, a utilização de softwares, planilhas é fundamental.
Diante disso, recorrer a métodos e ferramentas ágeis é uma experiência que tem nos trazido bons resultados e ótimos feedbacks das equipes e técnicos.
O quadro kamban, por exemplo, quando utilizado para controlar as tarefas de forma visual através de post it traz para equipe um maior alinhamento das tarefas que estão para fazer, as em andamento e concluídas.
Com essa metodologia pode-se ter uma noção completa de como estão sendo desenvolvidas as tarefas e ter uma sensação de missão cumprida no final do dia.
O aplicativo Trello é flexível e fácil de usar. Na prática, ele é uma automatização do quadro de Kanban. Com ele, criar listas e checklists é uma tarefa simples, além de ser gratuito e pensado para atividades em equipe.
Nesse artigo, apresentamos 4 vantagens observadas na utilização de ferramentas ágeis para Gestão de Sistemas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente:
1- Aumento da Independência e Produtividade da equipe-
Com o uso de métodos ágeis há uma otimização do tempo, visto que agora não é preciso se preocupar com relatórios rígidos que impedem uma resposta rápida para imprevistos.
Assim, a equipe torna-se mais independente e com um melhor preparo para as resoluções dos problemas.
2- Melhoria na comunicação
As técnicas contam com a boa pratica do feedback, isso significa que o gestor terá um acompanhamento mais dinâmico das ações realizadas, bem como todos os envolvidos no projeto.
3- Melhor comunicação dos objetivos
Com a maior integração das equipes, promovidas por ferramentas conectadas, torna-se possível uma maior comunicação e clareza dos objetivos, que estarão a vista nos quadros e aplicativos.
4- Melhor comunicação dos desvios identificados
Um dos desafios da Gestão, principalmente SMS, é identificar os desvios e avaliar o grau de risco para possíveis acidentes. A partir de ferramentas ágeis é possível identifica-los no chão de fábrica, frentes de serviços, alinhar as resoluções de imediato com os envolvidos e sana-los num tempo mais reduzido.
Como você pôde observar, as Metodologias Ágeis proporcionam muitos benefícios para a gestão de QSMS. Por isso, sua utilização torna-se um importante investimento a ser feito.
Quais outras vantagens que você acredita que as Metodologias Ágeis garantem para a área de QSMS na sua empresa? Conte para a gente nos comentários e dê suas sugestões sobre a utilização dessa ferramenta!
Comments